SNC News

Artigo de Opinião

Cat Soup

Autor: Niko Araújo


Cat Soup (ねこぢる草, Nekojiru-sō, traduzido literalmente para Sopa de Gato) é uma animação experimental, dirigido pelo diretor japonês Tatsuo Satō (佐藤 竜雄), e baseado no mangá criado pela artista Chiyomi Hashiguchi, conhecida pelo seu nome artístico Nekojiru (ねこぢる). É um filme surreal que protagoniza o gato Nyatta, que vai para a “terra dos mortos” em uma busca pela alma de sua irmã, na esperança de salvá-la.

É difícil explicar Nekojiru-sou, pois é uma experiência peculiar: a animação possui 34 minutos ao todo, e carece de diálogos, sendo um filme em que o espectador precisa analisar e prestar bem atenção para entender. Por carecer de falas, é uma tarefa complicada entender o que se passa no filme, e isso é uma das coisas que mais me atraiu a atenção nessa obra.

Sempre achei muito fácil de entender a maioria das animações que temos: flashbacks, diálogos que explicam, contextualização, etc. Acho que isso nos deixa “preguiçosos” até certo ponto, pois não precisamos fazer muito esforço para compreender nada. Porém, com Nekojiru-sou é diferente, precisamos pensar para entender. O filme tem um visual surreal e nada é realmente explicado nele, deixando sua história para interpretação de quem o assiste.

Uma das coisas que mais me atraiu nessa curta animação foi seus visuais: sua arte, por mais que pareça simples, é agradável aos olhos e bonita, o estilo da artista original, Nekojiru, é respeitado, tendo poucas alterações para combinar com a história e visuais surreais (e até com pitadas de humor negro aqui e ali). Em todos esses 34 minutos, a animação consegue ser completamente imprevisível, e por mais que a obra não tenha como intenção assustar seu espectador, é muito provável que o mesmo fique desconfortável em certos momentos, pois é extremamente surreal e muitas vezes assuntos são dispostos de forma extremamente banal (sendo um desses mutilação).

No final, Nekojiru-sou é uma obra que mesmo não sendo para todos e tendo se perdido nos confins dos curtas-metragens antigos, ainda é uma animação que vale a pena dar uma chance, e recomendo muito pois ela, mesmo não sendo muito falada, te marca de alguma maneira após você vê-la.

Esse trabalho foi feito em homenagem à criadora original dos personagens Nyatta (にゃっ太) e Nyāko (にゃーこ), que são os protagonistas de Cat Soup, a Chiyomi Hashiguchi/Nekojiru. Infelizmente, ela nos deixou em 10 de maio de 1998 por suicídio, aos 31 anos. Que o trabalho dela não seja esquecido, e que ela descanse em paz. Obrigado, Chiyomi.