Impactos da Tecnologia no Meio Ambiente


📷(crédito: https://tudotecnologia.net/e-possivel-evitar-os-impactos-da-tecnologia-no-meio-ambiente/ )

Como todos sabem, a poluição do meio ambiente não é de agora e atualmente a tecnologia é um dos principais fatores disso. Pode ser pelos veículos que tenham motor de combustão que acaba soltando dióxido de carbono que polui o meio ambiente. A obsolescência programada é um problema gigantesco, pois com a evolução da tecnologia isso ocorre cada vez mais. Tendo novos produtos todos os anos algumas pessoas pensam que ele fica obsoleto, mas na realidade não e está funcionando perfeitamente.

O lixo eletrônico geralmente é descartado errado, fazendo com que polua o solo e os corpos hídricos. Os metais do lixo eletrônico são super poluentes e a humanidade corre riscos de saúde, seja queimando-os, durante a fabricação ou a pessoas que moram perto das fábricas.

Alguns metais poluentes do meio ambiente, sua forma de contaminação e seus malefícios são: O arsênio, cádmio, cloreto de amônia, chumbo, manganês, mercúrio, zinco e PVC contaminam pela inalação. O arsênio contamina pelo contato do toque também. E o cadmio, chumbo, mercúrio e zinco contaminam também pelo contanto com a pele.

O arsênio quando contaminado pode gerar doenças cancerígenas, neurais e problemas de pele.

O cádmio pode provocar câncer, problemas no sistema nervoso e nos pulmões, dores reumáticas e problemas no metabolismo, como ele está presente também em combustíveis fosseis ele é um dos responsáveis pela poluição do ar.

O cloreto de amônia quando for inalado e acumulado uma certa quantidade no corpo pode levar a asfixia.

A exposição ao chumbo pode ocorrer tremores musculares, insônia, hiperatividade, alucinações, irritabilidade e lentidão de raciocínio, ele também pode contaminar o sangue fazendo com que tenha problemas nas hemácias.

O manganês pode provocar anemia, seborreia, impotência, dor abdominal, vômito, tremor nas mãos e problemas emocionais. Alguns estudos indicam que o manganês pode estar associado com algumas doenças como o Alzheimer.

O mercúrio pode provocar alterações genéticas, mudanças no metabolismo, problemas de estômagos, renais e neurais. E ele ainda contamina mais ainda nós humanos, pois acontece isso com espécies de peixes e algas.

A contaminação do zinco pode gerar vômito, diarreia e problemas nos pulmões.

O PVC provoca problema respiratórios.

As pilhas e as baterias promovem a poluição ambiental, pois elas são compostas por materiais tóxicos. Se eles forem descartados no meio ambiente o seu material líquido contamina o solo e o lençol freático, pois tem o dióxido de manganês, chumbo e cádmio.

As pessoas devem se conter com a tecnologia que elas têm para cada vez mais nós diminuirmos a obsolescência programada, fazendo assim que tenha cada vez menos lixo. Nós precisamos procurar os postos de coleta para descartar as pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos corretamente. As empresas precisam a praticar a logística reversa onde elas recebem o produto que não tem mais uso e reutilizam os materiais deles ou levam para o lugar correto de descarte.