A Falta de Representatividade Arromântica
Sobre a exclusão arromântica da Comunidade
Por Adriely Rossetti, 15/11/2022
A arromanticidade significa sentir pouco ou nenhuma atração romântica. Independente da orientação sexual, é um espectro que abrange orientações românticas definidas por atração romântica nula, parcial ou condicional.
Pensando no que é a representatividade, podemos ter o exemplo de uma figura que expressa interesse de grupos políticos ou sociais, e é um trabalho que requer responsabilidade para expressar bem suas ideias e, no caso, construir uma identidade para aquele grupo de pessoas na mídia.
A representatividade é importante justamente que pessoas possam ocupar posições de poder e cargos, o que hoje não é totalmente comum, com a exclusão de grupos sociais dos mesmos.
Um exemplo é a Maju Coutinho, Jornalista da Globo, que começou a ganhar mais reconhecimento quando se tornou âncora do "Jornal Hoje". Uma menina de 2 anos chamada Maria Alice ficou famosa nas redes sociais vendo a Maju na tv e se identificando com ela: “É meu cabelo aqui. E o meu vestido é amarelo! Yellow!”, diz a menina. Inclusive pessoas comentando que se emocionaram com a menina e também estão no mesmo lugar que ela, se identificando com a Maju. Ao encontro das duas com a Fátima Bernardes, a jornalista faz questão de falar da importância da representatividade: “Hoje em dia, quando eu vejo a Maria Alice e várias com o cabelo crespo e cacheado assumindo numa boa, já valeu a jornada aqui. Quando eu era pequena, minha mãe fazia muitas tranças, mas chegou numa época em que eu não via meninas com cabelo cacheado, eu passei a querer alisar”, disse Maju.
Afinal, um dos motivos que é tão importante viabilizar àqueles que se identificam é que possam se descobrir e aceitar com mais facilidade. Querendo ou não, dessa forma, informa as pessoas que não saibam da existência e normaliza, deixando mais possível de ser encarada como algo normal para pessoas que não estão nesse meio.
Mas qual o problema da representatividade arromântica?
Normalmente vemos filmes, séries, mídia em geral com representatividade de personagens LGBTQAP+ que geralmente são alossexuais, como gays, lésbicas e bissexuais, mas quase nunca vemos personagens assexuais ou arromânticos. Isso porque alguns diretores não tratam da maneira correta como uma pessoa arromântica realmente é, ou colocando como um ser não humano, um robô, por exemplo, ou construindo personagens frios e calculistas e retratados como sociopatas (como o personagem Dexter Morgan, do seriado Dexter), ou também porque não sabem desenvolver algum enredo interessante que não seja sobre a vida romântica dos personagens.
Um exemplo disso foi na série Riverdale com o personagem Jughead, que foi anunciado que não seria representado canonicamente assexual, como é na história em quadrinhos em que é inspirada a série.
Um comentário que enfatizou mais ainda a necessidade de representatividade assexual e arromântica na cultura foi de Steven Moffat, escritor, criador e produtor executivo do seriado da BBC Sherlock. Para ele, o protagonista de sua série Sherlock não é arromântico assexual como diversos atores da produção sugeriram, porque “não haveria tensão, não haveria graça” caso ele assim fosse.
Quando mantemos a crença de que personagens não podem ser assexuais pois “não teria graça” ou que eles precisam estar em um relacionamento para que haja um enredo, nós apagamos as narrativas de pessoas assexuais e arromânticas que podem ou não estar em relacionamentos, e, no final, é só mais uma desculpa para não fazer uma história mais bem trabalhada. Abordar sobre o sexo e as diversas sexualidades é importante assim como a não atração sexual, pois promove discussões sobre a saúde sexual de todos, assim como a não atração romântica.
A arromanticidade é um espectro, o que significa que pessoas arromânticas não estritas podem representar algum nível de atração romântica por outra pessoa, mas não significa que não podem estar em um relacionamento e ter uma vida sexual. É uma orientação romântica que existe e precisa ser representada melhor, se não as pessoas vão continuar tendo uma imagem errada do que é, ou nem sabendo da existência dela.
RELACIONADOS
Lorem ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit.
Lorem ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit.
Lorem ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit.
Lorem ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit.

COMO USAR PRONOME NEUTRO?
RECOMENDAÇÕES

Professor de Português fala sobre PRONOME NEUTRO! ✨🏳🌈
