Pronomes Neutros

Minha opinião sobre os Pronomes Neutros
Por Giovana Rossi em 05 de Outubro, 2022

Inicialmente, o que são pronomes neutros? Os pronomes neutros são maneiras inclusivas de tratar pessoas que não se sentem pertencentes exclusivamente nem ao gênero masculino, nem ao feminino. Essas pessoas são chamadas não-binárias. Os pronomes neutros mais comuns são “elu” e “ile”, que substituem os pronomes “ele” e “ela”, e no plural, “elus” e “iles”.

Os pronomes neutros foram criados recentemente, por isso não são aceitos na gramática, já que ela tem como base uma linguagem mais padrão e tecnicamente consolidada. Um caso que acabou ocorrendo por causa dessa desatualização foi que alguns participantes do ENEM utilizaram os pronomes neutros nas suas redações e perderam pontos.

A última atualização da gramática brasileira foi em 1º de janeiro de 2016, e os pronomes neutros só começaram a se tornar “famosos” no Brasil depois dessa renovação. Então teremos que esperar até a próxima atualização para podermos finalmente utilizá-los corretamente.

Mas por que eles não são aprovados pela gramática? Gramaticalmente falando, o pronome “ele” é tanto masculino quanto neutro, por causa da nossa língua mãe, o Latim. Explicando melhor, no Latim existiam três maneiras de chamar uma pessoa, e com o tempo, devido a mudanças e adaptações da fala, o pronome neutro foi se fundindo com o pronome masculino, por isso que ainda usamos “eles” quando se tem um grupo de pessoas com gêneros diferentes.

Diferentemente do português, no inglês temos os pronomes neutros: “They/them” e “It/its”, muito utilizados para pessoas não-binárias. Ele é oficialmente neutro, indiferente da utilização em uma frase. Isso nos mostra a diferença de adaptação e evolução do Brasil, e países que tem o inglês como um de seus idiomas oficiais.

Então os pronomes neutros não são necessários? Eles definitivamente são cruciais, porque o que importa é como a pessoa quer ser chamada, e não como é correto na gramática, ela é desatualizada, e não se importa com a linguagem falada, o que ela deveria fazer. Infelizmente, se utilizarmos a gramática corretamente, o pronome neutro nem sequer existe. Os pronomes neutros deveriam ser adicionados à gramática, sem dúvidas, pois é uma questão de adaptação do ser humano, evolução.

Portanto, a utilização de pronomes neutros é apenas uma questão de respeito. Não importa se está errado ou não. A gramática é diferente do falar, de agir. E ela também não é tudo.

COMO USAR PRONOME NEUTRO?

RECOMENDAÇÕES

Professor de Português fala sobre PRONOME NEUTRO! ✨🏳‍🌈
Pronome Neutro e Linguagem Neutra | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM