Trabalho em Grupo, o Vilão ou o Herói?
Por Alice Gomes
28/9/2021 11:38
Eu sempre trabalhei melhor sozinha. Não me entenda mal, não é como se eu fosse uma dessas adolescentes amarguradas que odeia todo o mundo e abomina qualquer tipo de interação social. Eu só acho difícil o suficiente ter que lidar com os meus próprios pensamentos sozinha, sem outros pensamentos para contrapô-los.
Sempre temos as diferentes pessoas no trabalho em grupo. Tem aquele perdido, que após o professor ficar meia hora explicando o trabalho, entra no grupo com a sua genial pergunta: “O que que é pra fazer?”. Temos o aluno do fundão, que é... bom, acho que eu não preciso explicar, não é? É o aluno do fundão. Temos o aluno da letra bonita, que já chega dizendo “podem me dizer o que é pra escrever que eu só escrevo”. Temos o aluno extrovertido que não faz nada no trabalho inteiro, mas se disponibiliza para apresentar no final, e por fim, o aluno que realmente faz o trabalho. Eu era a que fazia o trabalho.
Uma das dificuldades de um trabalho em grupo são as tomadas de decisões, pois nem sempre os grupos são compostos pelos personagens que eu citei acima. As vezes temos dois estudantes com perfil de liderança, o que gera certo conflito interno de decisões. Outras vezes também temos grupos sem nenhuma figura de liderança, o que gera aquele famoso caos e correria de última hora quando os alunos não têm nada pronto para apresentar. Outra dificuldade que é encontrada muitas vezes é a da escolha dos grupos. Essa dificuldade chega com o questionamento: “vou fazer o trabalho com pessoas que eu sei que trabalham bem, ou com meus “amigos” que eu sei que terei que carregar nas costas?”.
Mas é claro que nada na vida tem só um lado, sempre tem os bons trabalhos em grupo, e ao longo dos anos estudantis nós vamos amadurecendo, descobrindo os grupos que funcionam e aprendendo a separar amizade de trabalho. Mesmo tendo seus altos e baixos, os trabalhos em grupo são essenciais para desenvolver habilidades extremamente necessárias no mercado de trabalho como, espírito de liderança, cooperatividade, proatividade etc. e tal. Além de que a escola teoricamente nos prepara para a vida, e não podemos viver sem saber lidar com outras pessoas, não é mesmo? Em resumo, sim, trabalho em grupo é necessário, agora sobre ser bom de fazer, é outra história...