Jornal SSS.

Luz azul

Por Júlia Franco.

18/10/2021 12:11



A cada dia que passa eles parecem estar mais iguais, acordamos com o celular em mãos e dormimos com ele grudado no carregador, e cada vez mais distantes da realidade. Quantas vezes nós levantamos e a primeira coisa que fizemos foi checá-lo e dar uma olhadinha nas nossas redes sociais, será que alguém curtiu a minha foto, será que o meu vídeo viralizou, será que ele mandou mensagem. Ou quando vamos checar o horário e faremos tudo menos o que iríamos fazer, pois é…. a distração, passamos muito tempo nas redes sociais e acabamos nos distraindo dos nossos objetivos, tanto de vida quanto de trabalho e escola, e procrastinamos tudo para depois com aquela mesma desculpa, amanhã eu faço, mas esse amanhã se torna o amanhã do amanhã do amanhã e nunca fazemos o que deveríamos.

Esse vício pelos eletrônicos vem se tornando cada vez maior e ignoramos os avisos dos nossos pais, porque mesmo que nos falem para deixá-los de lado, não dá, é um vício né. Em boa parte dos nossos dias estamos diante deles, você sabe a tal história da luz azul, que não é só história já que pode causar insônia e diminuir a qualidade do seu sono, pois é, aquele soninho gostoso que nem dá vontade de acordar. E as redes sociais que vem sendo cada vez mais usadas pelos jovens, sim outro vício, mas esse prejudica tanto a saúde física como mental, porque nós, os jovens, nos comparamos com o que vemos na telinha, as vidas perfeitas e distantes das nossas e isso dá brecha para desenvolvermos mais problemas psicológicos, a pandemia também foi um grande potencializador disso já que houve o comprometimento da saúde mental.

Aos poucos estamos perdendo algo essencial que é a comunicação, nem vem me dizer que dá pra interagir online, porque não é o mesmo já que nas telas podemos falar e ser quem quisermos já que nem tudo mostrado é real, fora das redes somos totalmente diferentes, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Na internet tudo é lindo e perfeito, mas na vida real não é assim, não acredite no que você vê nelas.