TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA VEIO PARA FICAR

A TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA ALAVANCA A INDUSTRIA AGROPECUARIA A NIVEIS INIMAGINAVEIS

Por Pedro Leonardo Schwanck Leffa

Imagem de Rubaitul Azad, Unsplash

A tecnologia agropecuária avança de forma exponencial há décadas. Um panorama mostra que em 1996 a tecnologia respondia por 50,6% do total da produção do agro. Uma década depois, tivemos um aumento para 56,8%, em 2017 fomos para 60,6%, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O avanço da tecnologia nos últimos anos disponibiliza variadas soluções inovadoras, sendo responsáveis por melhorar a eficiência do processo, também refletindo positivamente na eficiência do processo e na qualidade do produto, aumentando a disponibilidade e o padrão de qualidade das mercadorias.

Produção dobrada em duas décadas, a tecnologia agropecuária no Brasil. GPS, sistema integrados, drones, sensores, agricultura de precisão e softwares de gestão agrícola são as principais tecnologias que têm facilitado a gestão e diminuído os custos. Com sistemas integrados, o administrador pode analisar todos os dados de um único dispositivo, facilitando toda a linha de produção.

Também se tem maior eficiência no processo, qualidade e disponibilidade de produtos destinados aos mercados, independente de ser natural ou processado, tornado capaz de suprir maiores necessidades da sociedade.

A transparência é um fator importante responsável por facilitar o controle de qualidade de produtos, com auxílio da tecnologia a indústria tem um controle de registro mais assertivo e organizado e com a evidência do que acontece em cada uma das etapas.