Metaverso, surge um novo universo dentro da internet.
A empresa Meta, criada pelo Mark Zuckerberg, (antigamente chamada de Facebook) lançou ano passado (2021) o novo mundo digital chamado de Metaverso. O lançamento consiste em um universo inteiro dentro da internet, onde pessoas da vida real poderão entrar e interagir umas com as outras. A ideia promete revolucionar o mercado digital e impulsionar o uso de dinheiro virtual, como as criptomoedas.
O Metaverso é a mistura de duas ideias, da realidade aumentada e da realidade virtual. A simulação é extremamente importante para a criação de um novo mundo virtual, que como falado antes, conterá pessoas reais, que por meio dos óculos de realidade aumentada (Óculos VR) poderão imergir nesse universo e interagir com outros usuários, não só se limitando a fala.
Em outubro desse ano (2022), a empresa dona do Facebook também lançou um novo óculos de realidade aumentada chamado de Quest Pro, que conterá inovações como o reconhecimento de expressões faciais pelo movimento dos olhos e do rosto. Segundo Meta, isso faz com que o avatar dentro do mundo virtual seja capaz de reproduzir o levantar de uma sobrancelha, um sorriso ou um contato visual com a outra pessoa, assim tornando a experiência bem mais imersiva aos usuários.
A ideia que está sendo desenvolvida hoje em dia por meio da internet não é recente, acredita-se que sua primeira aparição tenha sido em 1980, num livro estilo cyberpunk chamado de “Snow Crash”. Afinal a ideia do metaverso, não está ligado a tecnologia atual, mas sim ao conceito de um universo que não é real, mas tenta se aproximar ao máximo do verdadeiro.
Outro fato interessante é que dentro do metaverso, além de existir a venda e compra de produtos usando criptomoedas como moeda oficial, também tem se notado a aparição de um mercado imobiliário, com a transação de terrenos e imóveis dentro do universo virtual. O lote mais bem avaliado foi vendido por incríveis US$ 2,43 milhões