Representatividade LGBTQIAP+ dentro do mundo dos games
A comunidade LGBT é bem representada dentro da industria dos jogos?
Por Kali Gomes Donato Santos 01/12/2022 18:55

A indústria dos jogos atualmente é maior que a indústria de cinema e música juntas, e tem um potencial de gerar visibilidade enorme para algumas minorias. Em seus primórdios, a indústria de jogos eletrônicos era muito machista, tendo seu público-alvo em sua maioria garotos. Com o passar dos anos, isso vem mudando para melhor, trazendo uma enorme visibilidade não só para mulheres, mas também para pessoas da comunidade LGBT.
Hoje em dia temos grandes jogos que trazem uma visibilidade enorme para a comunidade, com exemplos de peso gigantesco na indústria, como Life is Strange, que mostra um casal lésbico e foi um dos primeiros jogos grandes com um romance entre duas mulheres. Temos também Lobotomy Corporation, um jogo independente coreano que mostra personagens não -binários.
Além de jogos que envolvam personagens LGBT, dentro de cenário competitivo, temos muitos atletas que se assumiram como pessoas da comunidade. Pode-se citar exemplos do Kami e Minerva, que são atletas de League of Legends, e que têm uma grande visibilidade, bem como Sonic Fox, um jogador profissional de jogos de luta que ganhou um campeonato mundial de Mortal Kombat 11.
Fugindo um pouco do assunto de jogos, mas não totalmente, existem também influencers que são assumidamente LGBT, como LubaTV ou Malena, que têm um canal especificamente de jogos, que além de receberem um apoio gigantesco, apoiam jogos com conteúdo LGBT como os citados anteriormente.
O fato é que os jogos têm sido uma grande porta de entrada para pessoas LGBT ganharem visibilidade, algo muito bom para uma comunidade que por tanto tempo foi ridicularizada e julgada pelo seu conteúdo e que hoje em dia tem se tornado bem aparente.